segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Finais à vista nos pontos corridos

GRÊMIO: Sport (C), Cruzeiro (F), Figueirense (C), Palmeiras (F), Coritiba (C), Vitória (F), Ipatinga (F), Atlético-MG (C).

CRUZEIRO: Atlético-PR (F), Grêmio (C), Goiás (F), Fluminense (C), Náutico (F), Flamengo (C), Internacional (F), Portuguesa (C).

PALMEIRAS: Fluminense (F), Goiás (C), Santos (F), Grêmio (C), Flamengo (F), Ipatinga (C), Vitória (F), Botafogo (C).

SÃO PAULO: Vitória (C), Botafogo (F), Internacional (C), Portuguesa (F), Figueirense (C),
Vasco (F), Fluminense (C), Goiás (F).

FLAMENGO: Coritiba (C), Vitória (F), Portuguesa (C), Botafogo (F), Palmeiras (C), Cruzeiro (F),Goiás (C), Atlético-PR (F).

Esses são os jogos que restam para os candidatos ao título brasileiro. Os pontos corridos reservam muitas emoções e inúmeras finais para cada time e seus torcedores, as quais estão em negrito na tabela acima e foram analisadas a seguir, levando em consideração a colocação dos times e os locais dos jogos:

O Grêmio tem teoricamente três jogos fáceis: o próximo confronto com o Sport (que não tem mais pretensões no Brasileirão, por já estar classificado pra Libertadores), o Figueirense daqui a três rodadas e o Atlético-MG em casa, na última rodada. Tem três jogos de dificuldade média, contra o bom time do Coritiba em casa e contra Vitória e Ipatinga(esse último necessitando da vitória pra fugir do rebaixamento) fora. E tem duas finais fora de casa, confrontos diretos, contra Palmeiras e Cruzeiro.

Os mineiros tem três jogos de dificuldade mediana, contra Atlético-PR fora, Fluminense em casa e Náutico fora. Tem um jogo teoricamente fácil na última rodada contra a Lusa em casa. E enfrenta quatro pauleiras: Grêmio e Flamengo em casa e Internacional e Goiás fora.

O Palmeiras tem uma seqüência de cinco finais seguidas nas proximas cinco rodadas e depois vida mais traqüila. Na próxima rodada o verdão visita o Fluminense, que precisa ganhar pra escapar do rebaixamento e tem subido de produção nas últimas rodadas (o Flu não perde a quatro jogos e o futebol apresentado vem melhorando), em seguida pega o Goiás em casa, sensação do segundo turno, que não perde a oito jogos, apesar de ter empatado os últimos três. Depois o clássico contra o Santos em ascensão, dentro do caldeirão da Vila Belmiro. E por fim, os confrontos diretos contra Grêmio em casa e Flamengo fora, com ambos os estádios lotados. Passado esse período os últimos três jogos são mais tranqüilos, contra Ipatinga e Botafogo em casa e Vitória fora.

O tricolor do Morumbi pega agora o Vitória em casa e deve fazer a lição de casa, depois sai pra enfrentar o Botafogo no Engenhão, e recebe o Inter em casa, jogos difíceis que devem ser encarados pelo tricolor como finais, assim como o último confronto do time paulista, contra o Goiás no Serra Dourada. Os outros jogos são teóricamente mais fáceis: a Portuguesa e o Vasco fora; e Fiqueirense e Fluminense em casa (apesar da necessidade de vitória desses times para fugir do rebaixamento).

O Flamengo tem dois jogos muito difíceis e essenciais pra continuar sonhando com o título: contra o Palmeiras em casa e Cruzeiro fora, sem falar no clássico contra o Botafogo no Engenhão.
Mas o Fla tem tropeçado em adversários mais fáceis, visto o Atlético MG na penúltima rodada e por isso deve abrir o olho na próxima rodada contra o coxa e na penúltima contra o Goiás, ambos em casa. O jogo contra o Vitória no Barradão também será muito difícil, visto a derrota para os baianos no primeiro turno no Maracanã. Os jogos contra Portuguesa e Atlético PR em casa são relativamente mais fáceis, mas esses times estarão lutando pra fugir das última posições o que dificulta muito esses jogos.

Times fora do G4 também participam da briga pelo título: alguns times que não lutam mais pelo caneco, foram premiados (ou castigados) pela tabela e por isso terão papéis fundamentais na reta final: o Vitória ainda enfrenta quatro dos cinco primeiros colocados: São Paulo fora de casa e Grêmio, Flamengo e Palmeiras em casa. O Goiás também tem quatro confrontos, dois em casa, contra São Paulo e Cruzeiro e dois fora contra Palmeiras e Flamengo. O Fluminense ainda tem três desses adversários e precisa das vitórias para espantar o fantasama do rebaixamento, pega o Palmeiras em casa na próxima rodada; e São Paulo e Cruzeiro fora. A Lusa, na mesma situação do Flu ainda pega o São Paulo em casa e o Flamengo e o Cruzeiro fora. Outro carioca ainda tem três "confrontos com o G4": o Botafogo, que pega São Paulo e Flamengo no Engenhão e o Palmeiras no Palestra na última rodada.

Previsão de muita emoção na reta final, pra calar de vez aqueles que criticam o campeonato de pontos corridos, pela ausência de finais. A realidade é justamente o contrário: não faltam finais, nem emoção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Resultados da 32ª rodada:
CRU > GRE
PAL > GOI
BOT = SPO
VIT = FLA
Gremio 59, Cruzeiro 58, Palmeiras 58, SP 57, Flamengo 56.