sábado, 1 de novembro de 2008

A era dos clubes-empresas

O marketing atualmente aparece em todas as partes, e o futebol não é uma excessão. Podemos observar times que faliram e deixaram de ser competitivos em decorrência de más administrações, como Juventus, Portuguesa, e Guarani; outros a beira da falência, como o Vasco; outros se recuperando das consequências dessas administrações, como o Corinthians e outros alcançando o sucesso, como o São Paulo. Porém esse sucesso não veio à toa.
O tricolor paulista possui um maravilhoso estádio, porém para construí-lo, teve que investir, e por isso deixou de conquistar diversos títulos nas décadas de 40 e 50 (anos da construção) e também nas décadas seguintes(quando o estádio passou por reformas), pois abriu mão de investimentos no futebol em si, como por exemplo na contratação de jogadores.
Esse sacríficio no passado, montou uma estrutura no São paulo de dar inveja a muitos times europeus. O tricolor tem um mega estádio, que será sede da Copa do Mundo de 2014; tem um centro de recuperação fisíca e fisioterapêutica (Reffis) que é tida como exemplo no mundo todo, e por isso atrai craques de alto calibre, que em alguns casos acabam ficando no clube, como por exemplo Adriano e Ricardo Oliveira.
E assim o São Paulo cresce, se fortalece e com isso aumentam seus títulos e conquistas: nos últimos três anos a equipe venceu um Paulista, uma Libertadores, um Mundial de clubes e dois Brasileiros dentro de campo. Fora das quatro linhas também alcançou inúmeras conquistas: a torcida do São Paulo é a que mais cresce no Brasil, o clube recém abriu uma loja no Morumbi; um bar no mesmo local, o Santo Paulo Bar e uma loja no shopping Ibirapuera, chamda SAO Store, modelo de loja que já tem projetos de abertura em mais dois outros shoppings de São Paulo, além do Centro de treinamento de Cotia, considerado de primeiro mundo, no qual o clube pretende trabalhar e revelar seus futuros craques.
A "empresa" firmou ainda uma parceria de licenciamento de marca com a Warner Bros, buscando uma internacionalização da marca; essa mesma parceria da WB já é feita com diversos outros clubes de grande prestígio no cenário mundial, como Barcelona, Milan e Manchester; se continuar assim o tricolor deve ter futuro tão promissor quanto o desses clubes e tão brilhante quanto suas glórias do passado.
Outros clubes do Brasil devem seguir o exemplo do tricolor paulista, pois copiar o que está sendo bem feito e vem dando certo não é vergonha pra ninguém. E isso já vem acontecendo, com destaque para Internacional e Corinthians, que já dão atenção especial para esse setor, que será crucial para o futuro dos clubes e do futebol brasileiro.
Pode ser que o São Paulo não termine o campeonato brasileiro na ponta e não conquiste o hexa, mas se ocorrer, não desmerece o time, que independente desse Brasileirão, é o maior clube brasileiro na atualidade.
Parabéns São Paulo, e que o título venha, para coroar todo esse planejamento.

Nenhum comentário: